
Teaching in a Digital Age
3.ª edição
Teaching in a Digital Age
Manual universitário do Canadá sobre questões básicas do ensino e aprendizagem com tecnologias digitais.
Contém uma visão global das questões pedagógicas que as TIC têm suscitado, numa síntese elaborado a várias mãos por especialistas na matéria.
- Primeira edição: 1 de abril de 2015
- Segunda edição: 12 de novembro de 2019.
- Terceira edição: 18 de agosto de 2022
A segunda edição é principalmente uma atualização da primeira, com novas secções sobre tecnologias emergentes como jogos sérios, realidade virtual e aumentada e inteligência artificial, com mais atividades e feedback via podcasts.
A terceira edição, publicada em 2022, traz as lições aprendidas com o ensino remoto de emergência durante a pandemia de Covid-19.
Como é um livro sempre em atualização,
Traduzido para oito idiomas.

Tony Bates é autor de onze livros na área do ensino em linha e educação a distância.
Prestou serviços de consultoria especializada na formação em planeamento e gestão de ensino online e educação a distância, trabalhando com mais de 40 organizações em 25 países.
O livro é um documento de acesso livre, disponível gratuitamente para download sob uma licença Creative Commons CC BY-NC .
O livro examina os princípios subjacentes que orientam o ensino eficaz numa época em que todos nós utilizamos a tecnologia digital. Fornece uma base para a tomada de decisões sobre a prática pedagógica. Permite que os professores ajudem os alunos a desenvolver o conhecimento e as competências de que precisarão na era digital, não tanto as competências tecnológicas, antes o pensamento e as atitudes em relação ao ensino e à aprendizagem que lhes trarão sucesso.
Foi adotado em muitos cursos como livro didático, especialmente na formação de professores.
Um livro aberto é um projeto dinâmico.
Novos desenvolvimentos são acrescentados, URLs inativos são corrigidos, sugestões e comentados dos leitores incorporados.
Esta terceira edição inclui as alterações feitas na primeira e segunda edições.