as 3 dimensões

Dimensão tecnológica e digital

TD 1)

Publicação de Boletim Eletrónico que integre,
entre outras, dicas sobre o uso das TIC.

TD 3)

Pedido ao ME o reforço da banda de rede de
internet.

TD 2)

Criação de uma rede de tutores (professores,
alunos e outros), em regime de voluntariado, que
partilhem práticas e saberes digitais.

TD 4)

Implementar Plano de Segurança, Cidadania e
Etiqueta Digital do Agrupamento (PSCEDAEM).

objetivos

  • Promover a literacia digital.
  • Promover a partilha e a autoformação digital.
  • Aumentar a proficiência digital dos membros da comunidade escolar.
  • Alargar a banda de rede de Internet.
  • Salvaguardar a segurança digital de dados e pessoas no Agrupamento.
  • Consciencializar para os riscos na Internet.
  • Fomentar o respeito pela propriedade intelectual.

Dimensão pedagógica

P 1)

Integração na prática letiva de ferramentas digitais que potenciem o trabalho colaborativo e metodologias ativas: gamificação; participação em projetos etwinning; Padlet, blogues, fóruns, wikis, podcasts, webinares; portfólios digitais; etc..

P 3)

Apresentação, pelos alunos, de trabalhos e tarefas em formato digital nas diversas disciplinas com recurso a software livre.

P 2)

Criação de bancos de recursos digitais que integrem, entre outros, projetos construídos ou adaptados, em função das necessidades dos alunos.


P 4)

Criação de materiais didáticos digitais para o
desenvolvimento do processo de ensino-
aprendizagem.

P 5)

Implementação de ferramentas digitais para promover diferentes tipos de avaliação: formativa, sumativa, autoavaliação, heteroavaliação (avaliação por pares) possibilitando, nomeadamente, o feedback imediato a ação educativa: rúbricas; formulários; questionários; etc..

objetivos

  • Implementar novos métodos de ensino e aprendizagem.
  • Tornar os alunos co-construtores da sua aprendizagem.
  • Personalizar e diversificar o processo de ensino-aprendizagem.
  • Tornar o uso das TIC numa prática regular e generalizada.
  • Promover a produção de conteúdos digitais pelos alunos.
  • Promover o uso de software/recursos educativo aberto (REA).
  • Melhorar as práticas avaliativas, reforçando a autoavaliação, a avaliação entre pares, a avaliação formativa.

Dimensão organizacional

O1)

Criação de estrutura organizacional PADDE.

O3)

Implementação de programas de mentoria
digital (professor/professor e aluno/aluno)

O2)

Realização/divulgação/organização de: cursos e oficinas de formação em metodologias digitais; ações de curta duração; webinares, MOOC's, etc.; workshops, palestras, etc.; momentos de partilha de conhecimentos e experiências no âmbito do digital (alunos, professores, assistentes, pais e encarregados de educação).

O4)

Desenvolvimento, junto dos alunos, de ações
educativas visando:
a. segurança, riscos do uso imprudente de tecnologias digitais e regras de comportamento responsável em ambientes online.
b. o uso equilibrado e saudável do digital, consciencializado para a suas as suas implicações na saúde.
c. propriedade intelectual e direitos autorais, uso adequado e citação de fontes de informação usadas.

objetivos

  • Coordenar e implementar o PADDE, providenciar apoio técnico e assegurar a comunicação.
  • Promover o desenvolvimento profissional dos docentes.
  • Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
  • Capacitar a comunidade escolar para uso do digital.
  • Capacitar professores e alunos para o uso do digital.
  • Promover a cidadania digital, nomeadamente netiqueta.
  • Respeitar a propriedade intelectual e os direitos autorais.

Conhecimento - Comunidade - Comunicação

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