
as 3 dimensões
Dimensão tecnológica e digital
TD 1)
Publicação de Boletim Eletrónico que integre,
entre outras, dicas sobre o uso das TIC.
TD 3)
Pedido ao ME o reforço da banda de rede de
internet.
TD 2)
Criação de uma rede de tutores (professores,
alunos e outros), em regime de voluntariado, que
partilhem práticas e saberes digitais.
TD 4)
Implementar Plano de Segurança, Cidadania e
Etiqueta Digital do Agrupamento (PSCEDAEM).
objetivos
- Promover a literacia digital.
- Promover a partilha e a autoformação digital.
- Aumentar a proficiência digital dos membros da comunidade escolar.
- Alargar a banda de rede de Internet.
- Salvaguardar a segurança digital de dados e pessoas no Agrupamento.
- Consciencializar para os riscos na Internet.
- Fomentar o respeito pela propriedade intelectual.
Dimensão pedagógica
P 1)
Integração na prática letiva de ferramentas digitais que potenciem o trabalho colaborativo e metodologias ativas: gamificação; participação em projetos etwinning; Padlet, blogues, fóruns, wikis, podcasts, webinares; portfólios digitais; etc..
P 3)
Apresentação, pelos alunos, de trabalhos e tarefas em formato digital nas diversas disciplinas com recurso a software livre.
P 2)
Criação de bancos de recursos digitais que integrem, entre outros, projetos construídos ou adaptados, em função das necessidades dos alunos.
P 4)
Criação de materiais didáticos digitais para o
desenvolvimento do processo de ensino-
aprendizagem.
P 5)
Implementação de ferramentas digitais para promover diferentes tipos de avaliação: formativa, sumativa, autoavaliação, heteroavaliação (avaliação por pares) possibilitando, nomeadamente, o feedback imediato a ação educativa: rúbricas; formulários; questionários; etc..
objetivos
- Implementar novos métodos de ensino e aprendizagem.
- Tornar os alunos co-construtores da sua aprendizagem.
- Personalizar e diversificar o processo de ensino-aprendizagem.
- Tornar o uso das TIC numa prática regular e generalizada.
- Promover a produção de conteúdos digitais pelos alunos.
- Promover o uso de software/recursos educativo aberto (REA).
- Melhorar as práticas avaliativas, reforçando a autoavaliação, a avaliação entre pares, a avaliação formativa.
Dimensão organizacional
O1)
Criação de estrutura organizacional PADDE.O3)
Implementação de programas de mentoria
digital (professor/professor e aluno/aluno)
O2)
Realização/divulgação/organização de: cursos e oficinas de formação em metodologias digitais; ações de curta duração; webinares, MOOC's, etc.; workshops, palestras, etc.; momentos de partilha de conhecimentos e experiências no âmbito do digital (alunos, professores, assistentes, pais e encarregados de educação).
O4)
Desenvolvimento, junto dos alunos, de ações
educativas visando:
a. segurança, riscos do uso imprudente de tecnologias digitais e regras de comportamento responsável em ambientes online.
b. o uso equilibrado e saudável do digital, consciencializado para a suas as suas implicações na saúde.
c. propriedade intelectual e direitos autorais, uso adequado e citação de fontes de informação usadas.
objetivos
- Coordenar e implementar o PADDE, providenciar apoio técnico e assegurar a comunicação.
- Promover o desenvolvimento profissional dos docentes.
- Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
- Capacitar a comunidade escolar para uso do digital.
- Capacitar professores e alunos para o uso do digital.
- Promover a cidadania digital, nomeadamente netiqueta.
- Respeitar a propriedade intelectual e os direitos autorais.